sábado, 24 de março de 2012

ILE AXÉ Terreiro do Bogum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. 

Terreiro do Bogum ou Zoogodô Bogum Malê Rundó está localizado na Ladeira do Bogum, antiga Manoel do Bonfim, no Bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador, Bahia, Brasil. 

O Terreiro de Bogum, de Nação Jeje, Candomblé de tradição Jeje Mahin, tem muitas diferenças em relação aos outros terreiros de Salvador. A principal diferença é a língua falada nos rituais. Como explica Jaime Sodré (ogã da casa há 35 anos), no culto dosVoduns do Daoméa a língua falada pelos jeje é o éwé, do povo fon, com tradição ligada ao Benin. A maioria dos candomblés baianos é de tradição nagô e utiliza como língua o yoruba. Além da língua, alguns rituais dos jeje são diferentes. No Terreiro do Bogum não existem Orixás, lá se cultuam os Voduns e recebem outras denominações. Tem alguma semelhança com o Vodou haitiano. 

Segundo historiadores, foi no local onde está o Bogum queJoaquim Jêje, herói do movimento de insurreição de escravos malês, deixou o bogum (baú) onde estavam os donativos que permitiram a famosa Revolta dos Malês ocorrida em Salvador em janeiro de 1835. 

Esses escravos sabiam ler e escrever em árabe, tinham grande poder de organização e articulação e pretendiam fundar um "reino africano" em terras brasileiras, mas foram traídos e a "revolução foi descoberta. 

O termo "bogum" também pode ser explicado pelo dialeto Gun (dialeto do fon com muitos elementos do yoruba), falado na região de Porto Novo, no Benin, significando "lugar (igbo) dos fon (gun)". 

A missa em homenagem a São Bartolomeu é feita anualmente há 200 anos, tendo-se tornado uma tradição do Terreiro do Bogum, segundo informações da Fundação Cultural Palmares. 

As festas anuais começam no dia 1º de janeiro e termina em meados de abril.



Sacerdotisas 

Nome - período que exerceu o cargo 

Ludovina Pessoa - fundadora 

Mãe Romana de Possú - Gaiaku Romaninha - iniciada por Maria Ogorensi 

Luiza Franquelina da Rocha - Gaiaku Luiza - iniciada por Mãe Romaninha entre (1944-1945) 

Maria Emiliana Piedade dos Reis - 1935-1950.

Mãe Runhó - Valentina Maria dos Anjos Costa - 1960-1975 

Mãe Nicinha, Gamo Lokossi - Evangelista dos Anjos Costa - 1978-1994 

Mãe Índia - Zaildes Iracema de Mello - 2003

Cargos 

Pejigan é o responsável pelo Peji do terreiro. 

Abajigan é uma espécie de mordomo entre outras designações. Onoon hevié, título usado por homem iniciado a Hevioso, e responsável pelos segredos de Ayinoon, no Brasil só tem um Onoon pelo que consta nos dados registrados de representantes de culturas de outras etnias na Union Culture Off African to Brasil de acordo com a família Faryné, se chama "Onoon Paulo de Voodoun Androghevié", Iniciado em Dassa Zoumé pela família de Faryné. Representante no Brasil do culto a raiz, Odiídi Idaxpó Ewé Wú Ayinoon, sendo assim esta informação que foi sedida pela UCAB, fica esta importante informação sobre a cultura Voodoun no Brasil na imagem deste Sr Onoon Hevié Voodoun, com isso a ritualistica liturgica e etnológica desta cultura só pode ser representada por Sacerdotes que fazem e fizeram História no Brasil.

SACERDOTISAS

Ludovina Pessoa 

Ludovina Pessoa (Mahi, +/-1854 - ) natural da cidade Mahi (marri), daomeana, África. Era iniciada para o Vodun Agué, era auxiliada por sua filha-de-santo Maria Romana Moreira (Kposusi Romaninha) do vodun Kposu e Maria Valentina dos Anjos Costa (Mãe Hunyo ou Runhó) do Vodun Sogbo (1877-1975).

Foi escolhida pelos Voduns para fundar três templos na Bahia.

Ela fundou:
templo para Dan; Kwé Cejá Hundé, mais conhecido como a Roça do Ventura ou Pó Zehen (pó zerrêm) em Cachoeira de São Felix;
templo para Heviossô Zoogodo Bogun Male Hundô Terreiro do Bogum em Salvador;
E o templo para Ajunsun que não se sabe porque não foi fundado. Esse é o segmento Jeje Mahi do povo Fon.

O templo de Ajunsun-Sakpata foi fundado mais tarde pela africana Gaiaku Satu, em Cachoeira e São Felix e recebeu o nome de Axé KPó Egi, mais conhecido por Terreiro Cacunda de Yayá, que tem como sua representante a iyalorixá Maria de Lourdes Buana (Ya Ominibu Kafae foobá), filha de Mae Tança de Nanã (Jaoci) que era filha de Gayaku Satu.

Doné Romana de Possú

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Maria Romana Moreira ou Gaiaku Posusi Rumaninha ( - 1956) morreu com 115 anos de idade, foi uma sacerdotisa do candomblé Jeje do Terreiro do Bogum que foi fundado por Ludovina Pessoa natural da cidade Mahi (marri), foi escolhida pelos Voduns para fundar três templos na Bahia. Maria Romana Moreira foi iniciada por Maria Ogorensi, filha carnal de Maria Emiliana da Piedade (antiga dirigente do Bogum).


Luiza Franquelina da Rocha
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Luiza Franquelina da Rocha, nasceu em 1909 e é mais conhecida como Gaiaku Luiza Mahin doHunkpame Ayíonó Hùntóloji, no alto da levada em Cachoeira. É filha carnal do pejigan do Kwé Seja Hundé. Inicialmente foi feita no ritual ketu, sendo mais tarde “refeita” no ritual do Candomblé jeje por Gaiaku Possusi Rumaninha (Maria Romana Moreira) do Terreiro do Bogum entrou dia 9 de agosto de 1944 e só saiu em 1945, no tempo da Gaiaku Emiliana.


Maria Emiliana Piedade dos Reis
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Maria Emiliana Piedade dos Reis (África?, 1858 - Salvador (Bahia), 1950)ou (1859-1951) foi uma Doné (sacerdotisa) do candomblé jeje.

Foi a primeira líder da comunidade Zoogodô-Bogum-Malê-Rundó (Sociedade São Bartolomeu do Engenho Velho da Federação, também conhecida como terreiro do Bogum), uma das mais antigas da cultura jeje no Brasil.

Sua iniciação foi feita pela sacerdotisa Ludovina Pessoa, que era membro da Irmandade da Boa Morte. Sua filha Maria Luísa Piedade, conhecida como Maria Ogorensi, foi a primeira mãe de santo do terreiro Kwè Sejá Hundé em Cachoeira de São Félix. 

Há relatos de que teria também ajudado Manuel Ciríaco de Jesus na fundação do Terreiro Tumba Junçara, no estado de São Paulo.


Doné Runhó
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Maria Valentina dos Anjos Costa - Doné Runhó ou Mãe Ruinhó - (Salvador, 1877 - 27 de dezembro de 1975) - Doné do Terreiro do Bogum, iniciada para o Vodun Sogbô. Passou para o grau de sacerdotisa aos 21 anos de idade, e assumiu a direção do terreiro após a morte da Doné Romana de Possú em 1925, onde permaneceu por 50 anos. Foi sucedida por Mãe Gamo, Evangelista dos Anjos Costa de 64 anos (nasceu em 27/12/1911) que era a mãe-pequena da casa, iniciada para o Vodun Loko.

O enterro de Mãe Runhó foi no cemitério Quintas dos Lázaros, o caixão foi transportado nos ombros de seus filhos, e durante todo o trajeto foram entoados canticos africanos, de acordo com o costume africano ao passar por encruzilhadas são dados três passos para frente e três passos para trás e são entoadas cantigas determinadas. Na noite do mesmo dia iniciou o Cirrum (Axexê) de Mãe Runhó no terreiro.

O nome da praça do Engenho Velho da Federação é uma homenagem à memória de Doné Runhó. O seu busto, localizado no meio da praça, é a única homenagem pública a uma sacerdotisa da religião de matriz africana na cidade.

Foi a última descendente direta dos africanos procedentes da república do Daomé e Iyalorixá do reduto dos negros gegês da Bahia. Morreu vítima de um enfarte.


Doné Nicinha
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Evangelista dos Anjos Costa, Mãe Gamo Lokossi ou Doné Nicinha - (Salvador, 27 de dezembro de 1911-1994) - era filha biológica de Doné Runhó. Foi a terceira Iyalorixá de Candomblé do Terreiro do Bogum em Salvador, Bahia.

Doné Nicinha assumiu a direção do Terreiro do Bogum em 14/01/1978, três anos após a morte de Mãe Runhó.