domingo, 3 de junho de 2012

FALANDO SOBRE MEDIUNIDADE - PARTE 12

DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO Fonte: Instituto de Difusão Espírita de Juiz de Fora-MG 

Segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, no seu Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, desenvolver significa: tirar invólucro, expor minuciosamente, progredir, alargar, instruir-se. E desenvolvimento é o ato ou efeito de desenvolver. 

Desenvolvimento Mediúnico é o ato de fazer crescer, progredir, expor a faculdade que permite aos homens comunicarem-se com os Espíritos. Se nós falamos somente em desenvolvimento mediúnico e não em “criar” mediunidade ou médiuns, é, certamente porque esta faculdade não se cria numa determinada pessoa que não a possua. A mediunidade é uma faculdade tão natural no homem quanto qualquer outro dos cinco sentidos habituais (visão, audição, olfato, tato e paladar). Tomemos o paladar para exemplo. 

Ninguém inventa faculdade inata, pronta para ser utilizada, como que programada por milênios e milênios de existências anteriores, documentada na nossa memória espiritual. É preciso, contudo, em cada existência que se reinicia, reaprender a utilizá-lo adequadamente para selecionar alimentos, definir preferências ou recusar substâncias prejudiciais. Assim também é a mediunidade um atributo físico do homem. 

Os Espíritos afirmam a Kardec [LM-it 226]: "A faculdade mediúnica se radica no organismo". O médium já nasce médium. Cabe-nos portanto, se possuidores da faculdade mediúnica, nos esforçarmos por exercê-la com devotamento e humildade. 

Por que desenvolver a mediunidade?

De posse destes conceitos, forma-se uma nova dúvida em nossa mente: Por que desenvolver a mediunidade? Presença de mediunidade significa necessidade de trabalho na Seara Espírita? Nós sabemos que na Terra estamos rodeados por Espíritos desencarnados que a todo instante, através do pensamento, nos influenciam e são influenciados por nós. Sendo os médiuns, por características próprias de seu corpo físico, indivíduos mais sensíveis, captam com maior facilidade a influência dos Espíritos, podendo sofrer, às vezes, conseqüências desagradáveis em decorrência de possuir em uma faculdade que não conhecem e não dominam. Além disso, nós sabemos que da faculdade mediúnica podem dispor se bons e maus Espíritos, podendo no caso dos maus, levarem o médium ao desequilíbrio. 

O Espírito da Verdade afirma [LM-cap 31 it 15]: "...Todos os médiuns são incontestavelmente chamados a servir à causa do Espiritismo, na medida da sua faculdade..." 

Em [Nos Domínios da Mediunidade] ouvimos as seguintes afirmativas do Espírito Albério (instrutor de André Luiz): 

"Mediunidade, por si só não basta. É necessário sabermos que tipo de onda mental assimilamos, para conhecer a qualidade do nosso trabalho e julgar nossa direção. É perigoso possuir sem saber usar." 

Assim, é a mediunidade uma faculdade inerente à própria vida, sendo semelhante ao dom da visão comum, peculiar a todas as criaturas, responsável por tantas glórias e por tantos infortúnios na Terra. Entretanto, ninguém se lembrará de suprimir os olhos, porque milhões de pessoas, em face das circunstâncias imponderáveis da evolução, tenham se servido dos olhos para perseguir e matar nas guerras de terror e destruição. É necessário iluminá-los, orientá-los, esclarecê-los. 

Etapas do Desenvolvimento Mediúnico:

A mediunidade não requisitará desenvolvimento indiscriminado, mas, antes de tudo, aprimoramento da personalidade mediúnica e nobreza de fins, para que o médium possa tornar-se um filtro leal das Esferas Superiores com vistas à ascensão da Humanidade para o Progresso. 

Mas então, como proceder ao desenvolvimento mediúnico? Allan Kardec e vários benfeitores espirituais nos orientam que, no desenvolvimento mediúnico, temos de vencer três etapas: intelectual – material moral. 

a) Etapa Intelectual: é representada pela necessidade do estudo.
Kardec afirma: "...O estudo preliminar da teoria é indispensável, se quisermos evitar inconvenientes inseparáveis da inexperiência." [LM-it 211] 
O estudo da faculdade mediúnica e o conhecimento da Doutrina Espírita são bases essenciais e indispensáveis. 

b) Etapa Material: é o adestramento, uma forma de treinamento da faculdade mediúnica, uma familiarização com as técnicas envolvidas no processo da mediunidade. 

"Na verdade, até hoje, não existe sinal ou diagnóstico infalível para se chegar à conclusão que alguém possua essa faculdade; os sinais físicos nos quais algumas pessoas julgam ver indícios, nada tem de infalíveis. Ela se encontra, nas crianças e nos velhos, entre homens e mulheres, quaisquer que sejam o temperamento, o estado de saúde, o grau de desenvolvimento intelectual e moral. Não há senão um meio para lhes contatar a existência que é o experimentar." [LM-cap 17 it 200] 

Esta experimentação deve ser: perseverante, assídua, séria, em grupo, local adequado, sob orientação experiente, desprovida de concionamentos. O candidato a médium deve ter persistência, exercitando-se para as comunicações em dias e horários certos da semana, pré-estabelecidos, de preferência em grupo.

Kardec nos orienta [LM-it 207] que a reunião de pessoas com intenção semelhante forma um todo coletivo onde a força e a sensibilidade se encontram aumentadas por uma espécie de influência magnética que ajuda o desenvolvimento da faculdade. 

A reunião deste grupo deve ser sob a direção de pessoas experientes, conhecedoras da Doutrina Espírita e do fenômeno mediúnico. Esta reunião deve ser também feita, de preferência em local apropriado, isto é, no Centro Espírita, onde estaremos sob o amparo e a orientação de Espíritos Bons, que são responsáveis pelos trabalhos mediúnicos da Casa. Além disto, todo Centro Espírita tem como que um isolamento magnético que nos protege espiritualmente durante os trabalhos mediúnicos. 

É simples compreendermos, pois na Terra acontece o mesmo. Um acadêmico de Medicina inicia seu treinamento aos doentes num Hospital e sob a supervisão de um médico experiente para evitar desastres. Se for uma cirurgia será necessário um cuidado ainda maior - um centro cirúrgico. 

O candidato a médium não deve desistir se, após 2, 3 ou 10 tentativas de comunicação com os Espíritos não obtiver qualquer resultado ou qualquer indício de comunicação. Como vimos, existem obstáculos de correntes da própria organização mediúnica em desabrochamento, impedimentos materiais e psíquicos que, só com o tempo e a dedicação serão contornados. 

Quanto ao médium que já controla bem sua faculdade, que permite aos Espíritos se comunicarem com facilidade, que seja, em uma palavra, um “médium feito”, seria um erro de sua parte, nos assevera Kardec [LM 216] crer-se dispensado de qualquer outra instrução. Não venceu senão uma resistência material, e é agora que começa para ele o verdadeiro desafio, as verdadeiras dificuldades: vencer a terceira etapa - a moral. 

c) Etapa Moral: Allan Kardec define como espírita-cristão ou verdadeiro espírita, aquele que não se contenta em admirar a moral espírita, mas a pratica e aceita todas as suas conseqüências. Convencido de que a existência terrena é uma prova passageira, aproveita todos os instantes para avançar no caminho do Progresso, esforçando-se em fazer o bem e anular seus maus pensamentos. A caridade em todas as coisas é a regra de sua conduta. 

Sob o ponto de vista espírita, a mediunidade é uma iniciação religiosa das mais sérias, é um mandato que nos é oferecido pela Espiritualidade Superior a fim de ser fielmente desempenhada. Desta forma, o aspirante à mediunidade - Luz da Doutrina Espírita - deve partir da conscientização de seus ensinamentos e esforçar-se, desde o início de seu aprendizado, por ser um espírita-cristão. Isto significa trabalha incessantemente por nossa reforma moral. 

Somente nossa evolução moral, nossa melhora e nosso crescimento para o Bem poderão garantir-nos o assessoramento dos bons Espíritos e o exercício seguro da mediunidade, por nossa sintonia com o Bem. E esta não é uma tarefa fácil, pois o que mais temos dentro de nós são sensações e experiências negativas e deformadas trazidas do passado. Por isso para nós ainda é mais fácil e cômodo, sintonizar com as atitudes negativas do que com as positivas. 

E como faremos? Como nos livrarmos de condicionamentos inferiores? Carregamos séculos de erros e alguns anos de boas intenções. É claro que não podemos mudar sem esforço, temos que trabalhar duro nesta reforma moral, que só nós saberemos identificar e sentir porque estará marcada em nosso íntimo. Trabalhemos com exercícios diários e constantes no bem, meditando e orando muito. Jesus, o Médium por Excelência, sintonizava constantemente com Deus, no entanto, após a convivência com o povo, sempre se afastava para orar e meditar em silêncio e solidão. 

A diferença de um bom médium e um médium desajustado, não está na mediunidade, mas no caráter de um e de outro; na formação moral está a base de todo desenvolvimento mediúnico. Alguns cuidados devem ser tomados por todos aqueles que aspiram ao desenvolvimento mediúnico: 

* Culto do Evangelho no Lar: ele proporciona a renovação do clima espiritual do lar sob as luzes do Evangelho Redivivo, porque o lar é a usina maior de energia de que somos carentes, é onde compensamos nossa vibrações psíquicas em reajustamento. 

* Culto de Assistência: rompimento com o egoísmo, interessando nos pelo próximo, auxiliando-o sempre em todas as ocasiões, usando ao máximo nossa capacidade de servir desinteressadamente. Participação em atividades como: campanha do quilo, distribuição de alimentos, visita aos enfermos, idosos e creches, grupos de costura, evangelização, etc. 

* Freqüência ao Centro Espírita: nas reuniões públicas e outras atividades oferecidas pelas Casas Espíritas. Aprenderemos a viver em grupos Humanos que nos permitirão o exercício da humildade. Evitemos as sessões mediúnicas nos lares; organização espiritual não se improvisa. 

* Estudo Coletivo: reunidos aos companheiros para o estudo das obras espíritas, evitemos as falsas interpretações. Assimilando as experiências de companheiros, estaremos alongando nossa visão e nossa percepção dos conteúdos espíritas; o que se torna mais difícil numa leitura solitária. 

* Reforma Íntima: revisão e reconstrução de nossos atos e hábitos, permutando vícios por virtudes legitimamente cristãs que são as únicas que sobreviverão eternamente. 

Como nos diz o instrutor Albério: "... elevemos nosso padrão de conhecimento pelo estudo bem conduzido e apuremos a qualidade de nossa emoção pelo exercício constante das virtudes superiores..." 

Dentro destes critérios de desenvolvimento da mediunidade, mesmo que nenhuma faculdade venha a desabrochar, tenhamos a certeza que estaremos desenvolvendo-nos espiritualmente e capacitando-nos para o exercício da mediunidade com Jesus. 

CVDEE – Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo

FALANDO SOBRE MEDIUNIDADE - PARTE 11

Exercício Prático Mediúnico  


06. ESCRITA DIRETA PROCEDIMENTO: 

01 - suspender um lápis, por meio de um fio pendente do teto sobre a mesa, em que esteja colocada uma folha de papel; fazer a evocação, colocando levemente as mãos sobre a mesa; 
02 - pode-se, também, colocar um pedaço de ardósia (pedra de lousa) entre duas lousas sobrepostas e completamente ligadas à outra, de modo que ninguém lhe possa tocar. 



EXERCÍCIO PARA CASA:

01 - Não há.
07. PSICOFONIA PROCEDIMENTO:
01 - propor um tema e pedir para os alunos se expressarem; 
02 - propor um tema, proceder ao preparo mediúnico e deixar os Espíritos se manifestarem; 
03 - fazer o preparo mediúnico e deixar o espaço livre para as manifestações dos Espíritos; 
04 - escolher um tema e deixar os alunos se expressarem livremente; depois, com o mesmo tema, proceder ao preparo mediúnico; 
05 - numa mesma reunião, faz-se o preparo mediúnico, dando vez primeiro aos Espíritos necessitados e, depois, aos mentores. 



EXERCÍCIO PARA CASA: 
01 - não há. 


08. VOZ DIRETA PROCEDIMENTO: 

01 - utilize-se de uma trombeta ou corneta de alumínio, o mais leve possível.

EXERCÍCIO PARA CASA: 
01 - não há


09. VIDÊNCIA E AUDIÊNCIA PROCEDIMENTO: 

01 - utilizar cartões com cores, números ou letras; 
02 - mentalizar as flores de um jardim; 
03 - solicitar aos amigos espirituais que projetem "imagens ou idéias". Esperar um pouco e verificar quem as captou. 
04 - solicitar aos Espíritos a projeção de "sons e vozes". Esperar um pouco e verificar quem as captou. 


EXERCÍCIO PARA CASA: 

01 - prestar atenção aos objetos do quarto de dormir, da sala, da cozinha etc. 
02 - ouvir música e distinguir os diversos instrumentos musicais. 

EXERCÍCIO PRÁTICO MEDIÚNICO  


10. CLARIVIDÊNCIA E CLARIAUDIÊNCIA PROCEDIMENTO:

01 - projetar cartas zener, cartões com cores, números ou letras como se fosse uma máquina, isto é, não olhar a imagem a ser transmitida; 
02 - propor ao aluno que perceba os sons projetados no ambiente. 

EXERCÍCIO PARA CASA: 

01 - desenhar alguma forma geométrica, como um círculo, um quadrado ou um triângulo; depois, tentar construi-la "na mente"; 
02 - ouvir música e distinguir os sons dos instrumentos musicais.

11. DESDOBRAMENTO PROCEDIMENTO: 
01 - preparo do ambiente e do médium; 
02 - propor ao aluno deslocar-se até o teto da sala; 
03 - deixar algum objeto em outra sala, pedir para os alunos se deslocarem até lá e descreverem o que viram; 
04 - pode-se, também, deixar um livro aberto, dentro ou fora da sala de aula; depois , verificar quem conseguiu ler o texto. 

EXERCÍCIO PARA CASA: 

01
- ao deitar-se, procurar se deslocar mentalmente até o teto do quarto.

12. PSICOMETRIA PROCEDIMENTO: 

01 - ter em mãos objetos antigos; 
02 - depois do preparo mediúnico, passar o objeto de mão em mão, a fim de que os alunos captem suas radiações; 
03 - apertar a mão e abraçar uma pessoa, a fim de lhe captar as vibrações; 
04 - usar ficha de colégio. 


EXERCÍCIO PARA CASA: 

01
- prestar atenção ao apertar a mão de alguém.

13. DOAÇÃO DE FLUIDOS PROCEDIMENTO: 

01 - pelo olhar: dirigi-lo docemente para a parte do corpo que se quer curar; 
02 - pelo toque: um aperto de mão, um abraço e a colacação das mãos no lugar afetado; 
03 - pela imposição de mãos: o operador fará imposições de mãos, à distância do corpo físico, projetando os fluidos salutares na parte requerida pelo receptor. 

EXERCÍCIO PARA CASA: 

01
- olhar serenamente as pessoas;
02 - tomar consciência de como se aperta as mãos dos outros.

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA


RELAXAMENTO
01
- C.E.I., Apostila sobre Concentração.

CONCENTRAÇÃO
01
- C.E.I.. Apostila sobre Concentração.
02 - C.E.I.. Apostila do 2.º Ano do Curso de Educação Mediúnica.
03 - NUNES, O.. Controle da Mente ON. Editora Hemus.
04 - SWANANDA, S.. Concentração e Meditação. Ed. Pensamento.
05 - SADHU, M.. Concentração. Ed. Pensamento.

FASES DO TRANSE MEDIÚNICO
01
- ARMOND, E.. Desenvolvimento Mediúnico Prático. Ed. Aliança.

TELEPATIA
01
- ANDRADE, H.G.. Parapsicologia Experimental.
02 - PIRES, J.H.. Parapsicologia - Hoje e Amanhã.
03 - NESTLER, V.. A Telepatia . Coleção Esfinge, Ed. 70.
04 - BUTLER, W.E.. Introdução à Telepatia. Ed. Restrito ouro.

PSICOGRAFIA
01
- KARDEC, A.. O Livro dos Médiuns. Cap.XIII e XIV.
02 - PEREIRA, Y.A.. Recordações da Mediunidade.

ESCRITA DIRETA
01
- KARDEC, A.. O Livro dos Médiuns.
02 - BODIER, P.. Como Desenvolver a Mediunidade. Ed. Eco.
03 - MONTALEGRE, E.. A Arte de Evocar os Espíritos. Livraria Teixeira.

PSICOFONIA
01
- XAVIER, F.C.. Nos Domínios da Mediunidade, pelo Espírito André Luiz.
02 - ARMOND, E.. Mediunidade.
03 - DENIS, L.. Espíritos e Médiuns.
04 - DENIS, L.. No Invisível.
05 - MIRANDA, H.C.. Diálogo com as Sombras.
06 - MIRANDA, H.C.. Diversidade dos Carismas.
07 - SCHUBERT, S.C.. Obsessão e Desobsessão.

VOZ DIRETA
01
- KARDEC, A.. O Livro dos Médiuns.
02 - BODIER, P.. Como Desenvolver a Mediunidade. Ed. Eco.

VIDÊNCIA E AUDIÊNCIA
01
- KARDEC, A.. O Livro dos Médiuns.
02 - LEADBEATER, Clarividência. Ed. Pensamento.
03 - BAKER, Dr.D.. Abertura da 3.ª Visão. Ed. Ouro.

CLARIVIDÊNCIA E CLARIAUDIÊNCIA
01
- BUTLER, W. E.. Como Desenvolver a Clarividência. Ed. Hemus
02 - ANDRADE, H.G.. Parapsicologia Experimental.

DESDOBRAMENTO
01
- XAVIER, F.C.. Nos Domínios da Mediunidade, pelo Espírito André Luiz.
02 - BOZZANO, E.. Fenômeno de Bilocação - Desdobramento.

PSICOMETRIA
01
- XAVIER, F.C., Nos Domínios da Mediunidade, pelo Espírito André Luiz.
02 - BOZZANO, E.. Enigma da Psicometria.

DOAÇÃO DE FLUIDOS
01
- MICHAELUS, Magnetismo Espiritual. Ed. FEB.
02 - GORDON, R.. A Cura pelas Mãos. Ed. Pensamento.
03 - SHERWOOD, K.. A Arte da Cura Espiritual. Ed. Pensamento.
04 - BRENAM, B.A., Mãos de Luz. sbg dezembro de 1995.

CENTRO ESPÍRITA "ISMAEL" DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO
AV. HENRI JANOR, 141, JAÇANÃ -SP

TELEFONE: 2242-6747

FALANDO SOBRE MEDIUNIDADE - PARTE 10



Mediunidade Autor: Emmanuel (espírito) / psicografia de Chico Xavier 

PREFÁCIO

Acena-nos a antiguidade terrestre com brilhantes manifestações mediúnicas, a repontarem da história. Discípulos de Sócrates referem-se, com admiração e respeito, ao amigo invisível que o acompanhava constantemente. 

Reporta-se Plutarco ao encontro de Bruto, certa noite, com um de seus perseguidores desencarnados, a visitá-lo, em pleno campo. Em Roma, no templo de Minerva, Pausânias, ali condenado a morrer de fome, passou a viver, em Espírito, monoideizado na revolta em que se alucinava, aparecendo e desaparecendo aos olhos de circunstantes assombrados, durante largo tempo. 

Sabe-se que Nero, nos últimos dias de seu reinado, viu-se fora do corpo carnal, junto de Agripina e de Otávia,sua genitora e esposa,ambas assassinadas por sua ordem,a lhe pressagiarem a queda no abismo. 

Os Espíritos vingativos em torno de Calígula eram tantos que, depois de lhe enterrarem os restos nos jardins de Lâmia,eram ali vistos,freqüentemente,até que lhe exumaram os despojos para a incineração. Todavia, onde a mediunidade atinge culminâncias é justamente no Cristianismo nascituro. 

Toda passagem do Mestre inesquecível, entre os homens, é um cântico de luz e amor, externando-lhe a condição de Medianeiro da Sabedoria Divina. E,continuando-lhe o ministério,os apóstolos que se lhe mantiveram leais converteram-se em médiuns notáveis,no dia de Pentecostes (2),quando,associadas as suas forças,por se acharem “todos reunidos”,os emissários espirituais do Senhor,através deles,produziram fenômenos físicos em grande cópia,como sinais luminosos e vozes diretas,inclusive fatos de psicofonia e xenoglossia,em que os ensinamentos do Evangelho foram ditados em várias línguas, simultâneamente, para os israelitas de procedências diversas. 

Desde então, os eventos mediúnicos para eles se tornaram habituais. Espíritos materializados libertavam-nos da prisão injusta (3). O magnetismo curativo era vastamente praticado pelo olhar (4) e pela imposição das mãos (5). Espíritos sofredores eram retirados de pobres obsessos, aos quais vampirizavam (6). Um homem objetivo e teimoso, quanto Saulo de Tarso, desenvolve a clarividência, de um momento para o outro, vê o próprio Cristo, às portas de Damasco, e lhe recolhe as instruções (7). 

E porque Saulo, embora corajoso, experimente enorme abalo moral, Jesus condoído, procura Ananias, médium clarividente na aludida cidade, e pede-lhe socorro para o companheiro que encetava a tarefa (8). 

Não sòmente na casa dos apóstolos em Jerusalém mensageiros espirituais prestam contínua assistência aos semeadores do Evangelho; igualmente no lar dos cristãos, em Antióquia,a mediunidade presta serviços valiosos e incessantes.Dentre os médiuns aí reunidos, um deles, de nome Agabo (9), incorpora um espírito benfeitor que realiza importante premonição.E nessa mesma igreja, vários instrumentos medianímicos aglutinados favorecem a produção da voz direta, consignando expressiva incumbência a Paulo e Barnabé (10). 

Em Tróade, o apóstolo da gentilidade recebe a visita de um varão, em Espírito, a pedir-lhe concurso fraterno (11). E, tanto quanto acontece hoje, os médiuns de ontem, apesar de guardarem consigo a Bênção Divina, experimentavam injustiça e perseguição.Quase por toda parte, padeciam inquéritos e sarcasmos, vilipêndios e tentações. 

Logo no início das atividades mediúnicas que lhe dizem respeito, vêem-se Pedro e João segregados no cárcere.Estêvão é lapidado.Tiago, o filho de Zebedeu,é morto a golpes de espada.Paulo de Tarso é preso e açoitado várias vezes. 

A mediunidade, que prossegue fulgindo entre os mártires cristãos,sacrificados nas festas circenses,não se eclipsa,ainda mesmo quando o ensinamento de Jesus passa a sofrer estagnação por impositivos de ordem política.Apenas há alguns séculos,vimos Francisco de Assis exalçando-a em luminosos acontecimentos;Lutero transitando entre visões;Teresa d’Ávila em admiráveis desdobramentos;José de Copertino levitando ante a espantada observação do papa Urbano VIII,e Swedenborg recolhendo,afastado do corpo físico,anotações de vários planos espirituais que ele próprio filtra para o conhecimento humano,segundo as concepções de sua época. 

Compreendemos, assim, a validade permanente do esforço de André Luiz, que, servindo-se de estudos e conclusões de conceituados cientistas terrenos, tenta,também aqui (12), colaborar na elucidação dos problemas da mediunidade,cada vez mais inquietantes na vida conturbada do mundo moderno. 

Sem recomendar, de modo algum, a prática do hipnotismo em nossos templos espíritas, a ele recorre, de escantilhão,para fazer mais amplamente compreendidos os múltiplos fenômenos da conjugação de ondas mentais,além de com isso demonstrar que a força magnética é simples agente,sem ser a causa das ocorrências medianímicas, nascidas, invariavelmente, de espírito para espírito. 

Em nosso campo de ação, temos livros que consolam e restauram, medicam e alimentam, tanto quanto aqueles que propõem e concluem, argumentam e esclarecem. 

Nesse critério, surpreendemos aqui um livro que estuda. 
Meditemos, pois, sobre suas páginas. 

EMMANUEL

FALANDO SOBRE MEDIUNIDADE - PARTE 9

Exercício Prático Mediúnico 

03. FASES DO TRANSE MEDIÚNICO PROCEDIMENTO: 

depois do relaxamento e da concentração, propor ao aluno: 
01 - percepção dos fluidos, projetados pelos Espíritos; 
02 - aproximação da entidade espiritual; 
03 - contato perispiritual; 
04 - Envolvimento do Espírito comunicante; 
05 - manifestação mediúnica. 

EXERCÍCIO PARA CASA: 

01 - tomar consciência dos fluidos existentes em nossa residência; 
02 - verificar o tipo de fluido que envolve certas pessoas; 
03 - captar o fluido de certos objetos: relógio, pulseira, etc. 


04. TELEPATIA PROCEDIMENTO: 

01 - projetar cartas Zener, cartões com cores, flores ou números; 
02 - pode-se, se quiser, utilizar uma "tela branca"; 
03 - anotar a dificuldade de alguém, colocar no centro do grupo e pedir para que se detecte o problema ali exposto. 

EXERCÍCIO PARA CASA: 


01 - olha-se atentamente um objeto, observando-lhe todos os pormenores; depois, fechando os olhos, procura-se reconstitui-lo mentalmente, com a maior precisão possível. 

05. PSICOGRAFIA PROCEDIMENTO: 

01 - nos primeiros exercícios, segurar levemente o lápis; 
02 - propor um tema e pedir para os alunos escreverem; depois, exercitar o mesmo tema com preparo mediúnico; 
03 - propor um tema, proceder ao preparo mediúnico e aguardar as manifestações; 
04 - fazer o preparo mediúnico e deixar o espaço livre para as manifestações; 
05 - ler uma mensagem, fazer o preparo mediúnico e espera as comunicações dos alunos. 

EXERCÍCIO PARA CASA: 

01 - escolher um tema, fazer o preparo e esperar a manifestação; 
02 - exercitar-se sempre no mesmo horário. 


CENTRO ESPÍRITA "ISMAEL" DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO 
AV. HENRI JANOR, 141, JAÇANÃ -SP 
TELEFONE: 2242-6747 
APOSTILA EXERCÍCIO PRÁTICO MEDIÚNICO 
(TIPOS, SUBSÍDIOS E BIBLIOGRAFIA) 
(org. por Sérgio Biagi Gregório)