segunda-feira, 24 de setembro de 2012

AS SETE LINHAS DA UMBANDA SAGRADA




Para entender um pouco mais a Umbanda devemos conhecer as linhas ou vibrações. Uma linha ou vibração, eqüivale a um grande exército de espíritos que rendem obediência a um "Chefe". Este "Chefe" representa para nós um Orixá e cabe a ele uma grande missão no espaço.

1) Linha de Oxalá


Essa linha representa o princípio, o incriado, o reflexo de Deus, o verbo solar. É a luz refletida que coordena as demais vibrações. As entidades dessa linha falam calmo, compassado e se expressam sempre com elevação. Seus pontos cantados são verdadeiras invocações de grande misticismo, dificilmente escutados hoje em dia, pois é raro assumirem uma "Chefia de Cabeça".




2) Linha de Iemanjá



Essa linha é também conhecida como Povo d'Água. Iemanjá significa a energia geradora, a divina mãe do universo, o eterno feminino, a divina mãe na Umbanda. As entidades dessa linha gostam de trabalhar com água salgada ou do mar, fixando vibrações, de maneira serena. Seus pontos cantados têm um ritmo muito bonito, falando sempre no mar e em Orixás da dita linha.




3) Linha de Xangô


Xangô é o Orixá que coordena toda lei Kármica, é o dirigente das almas, o Senhor da balança universal, que afere nosso estado espiritual. Resumindo, Xangô é o Orixá da Justiça. Seus pontos cantados são sérias invocações de imagens fortes e nos levam sempre aos seus sítios vibracionais como as montanhas, pedreiras e cachoeiras.




4) Linha de Ogum


A vibração de Ogum é o fogo da salvação ou da glória, o mediador de choques conseqüentes do karma. É a linha das demandas da fé, das aflições, das lutas e batalhas da vida. É a divindade que, no sentido místico, protege os guerreiros. Os Caboclos de Ogum gostam de andar de um lado para outro e falam de maneira forte, vibrante e em suas atitudes demonstram vivacidade. Suas preces cantadas traduzem invocações para a luta da fé, demandas, batalhas, etc.


5) Linha de Oxossi


A vibração de Oxossi significa ação envolvente ou circular dos viventes da Terra, ou seja, o caçador de almas, que atende na doutrina e na catequese. Suas entidades falam de maneira serena e seus passes são calmos, assim como seus conselhos e trabalhos. Seus pontos cantados traduzem beleza nas imagens e na música e geralmente são invocações às forças da espiritualidade e da natureza, principalmente as matas.




6) Linha de Iori


Essas entidades, altamente evoluídas, externam pelos seus cavalos, maneiras e vozes infantis de modo sereno, às vezes um pouco vivas. Quando no plano de protetores, gostam de sentar no chão e comer coisas doces, mas sem desmandos. Seus pontos cantados são melodias alegres e algumas vezes tristes, falando muito em Papai e Mamãe de céu e em mantos sagrados.




7) Linha de Iorimá


Também chamada de Linha das Almas, essa linha é composta dos primeiros espíritos que foram ordenados a combater o mal em todas as suas manifestações. São os Orixás Velhos, verdadeiros magos que velando suas formas cármicas, revestem-se das roupagens de Pretos-Velhos ensinando e praticando as verdadeiras "mirongas". Eles são a doutrina, a filosofia, o mestrado da magia, em fundamentos e ensinamentos. Geralmente gostam de trabalhar e consultar sentados, fumando cachimbo, sempre numa ação de fixação e eliminação através de sua fumaça.

Seus fluídos são fortes, porque fazem questão de "pegar bem" o aparelho e o cansam muito, principalmente pela parte dos membros inferiores, conservando-o sempre curvo. Falam compassado e pensam bem no que dizem. Raríssimos os que assumem a Chefia de Cabeça, mas são os auxiliares dos outros "Guias"- o seu braço direito. Os pontos cantados nos revelam uma melodia tristonha e um rítmo mais compassado, dolente, melancólico, traduzindo verdadeiras preces de humildade.

Linhas Legiões e Falanges

Cada linha compõe-se de sete legiões, tendo cada legião o seu chefe. Cada legião divide-se em sete grandes falanges, que por sua vez também tem um chefe e cada falange divide-se em sete sub-falanges e assim por diante, obedecendo a um critério lógico.

Agora apresentaremos as linhas e seus Orixás com os seus respectivos chefes de legiões.

OXALÁ (ou ORIXALÁ)

(ORI é Luz, Reflexo; XA è Senhor, Fogo; é Deus, Divino). Portanto, A LUZ DO SENHOR DEUS

Os Setes Chefes de Legião da Vibração Espiritual de Oxalá:

CABOCLO URUBATÃO DA GUIA:

Caboclo Guaracy: intermediário para Ogum

Caboclo Guarani: intermediário para Oxossi

Caboclo Aymoré: intermediário para Xangô

Caboclo Tupy: intermediário para Yorimá

Caboclo Ubiratan: intermediário para Yori

Caboclo Ubirajara: intermediário para Yemanjá

OXOSSI

(OX é Ação ou Movimento; O é Círculo; SSI é Viventes da Terra). Portanto, A POTÊNCIA QUE DOUTRINA, O CATEQUIZADOR DE ALMAS

Os Setes Chefes de Legião da Vibração Espiritual de Oxossi:

CABOCLO ARRANCA-TOCO:

Caboclo Araribóia: Intermediário Para Ogum

Caboclo Arruda: Intermediário Para Oxalá

Caboclo Cobra-Coral: Intermediário Para Xangô

Caboclo Tupinambá: Intermediário Para Yorimá

Cabocla Jurema: Intermediário Para Yori

Caboclo Pena-Branca: Intermediário Para Yemanjá

OGUM

(OG é Glória, Salvação; AUM é Fogo, Guerreiro). Portanto, O GUERREIRO CÓSMICO PACIFICADOR, O FOGO DA GLÓRIA

Os Setes Chefes de Legião da Vibração Espiritual de:

CABOCLO OGUM DILÊ:

Caboclo Ogum Matinata: intermediário para Oxalá

Caboclo Ogum Rompe-Mato: intermediário para Oxossi

Caboclo Ogum Beira-Mar: intermediário para Xangô

Caboclo Ogum De Malé: intermediário para Yorimá

Caboclo Ogum Megê: intermediário para Yori

Caboclo Ogum Yara: intermediário para Yemanjá

XANGÔ

(XA é Senhor, Dirigente; ANGÔ é Raio, Alma). Portanto, O SENHOR DIRIGENTE DAS ALMAS

Os Setes Chefes de Legião da Vibração Espiritual de Xangô:

CABOCLO XANGÔ KAÔ:

Caboclo Xangô Pedra-Branca: intermediário para Oxalá

Caboclo Xangô Agodô: intermediário para Oxossi

Caboclo Xangô Sete Montanhas: intermediário para Ogum

Caboclo Xangô Sete Cachoeiras: intermediário para Yori

Caboclo Xangô Pedra-Preta: intermediário para Yorimá

Caboclo Xangô Sete Pedreiras: intermediário para Yemanjá

YORIMÁ

(YO é Potência, Ordem, Princípio; RI é Reinar, Iluminado; é Lei, Regra). Portanto, PRINCÍPIO OU POTÊNCIA REAL DA LEI

Os Setes Chefes de Legião da Vibração Espiritual de Yorimá:

PAI GUINÉ

Pai Tomé: intermediário para Oxalá

Pai Joaquim: intermediário para Oxossi

Pai Benedito: intermediário para Ogum

Vovó Maria Conga: intermediário para Xangô

Pai Congo D’aruanda: intermediário para Yori

Pai Arruda: intermediário para Yemanjá

YORI

(YO é Potência, Ordem, Princípio; RI é Reinar, Iluminado; ORI é Luz, Esplendor). Portanto, POTÊNCIA DOS PUROS OU DA PUREZA

Os Setes Chefes de Legião da Vibração Espiritual de Yori:

TUPANZINHO:

Ori: intermediário para Oxalá

Damião: intermediário para Oxossi

Yari: intermediário para Ogum

Doum: intermediário para Xangô

Cosme: intermediário para Yorimá

Yariri: intermediário para Yemanjá

YEMANJÁ

(YE é Mãe, Princípio Gerante; MAN é O Mar, A Água, Lei das Almas; é Matriz, Maternidade). Portanto, A SENHORA DA VIDA

Os Setes Chefes de Legião da Vibração Espiritual de Yemanjá:

CABOCLA YARA:

Cabocla Estrela Do Mar: intermediário para Oxalá

Cabocla Indaiá: intermediário para Oxossi

Cabocla Do Mar: intermediário para Ogum

Cabocla Iansã: intermediário para Xangô

Cabocla Nanã Burukun: intermediário para Yorimá

Cabocla Oxum: intermediário para Yori



OS GUIAS E AS LINHAS

Os Caboclos, Pretos-Velhos e Crianças, que fazem parte da chamada Corrente Astral de Umbanda, trabalham dentro de uma das Sete Linhas de Umbanda: Orixalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Yorimá, Yori e Yemanjá.

Os Caboclos que trabalham nos terreiros são das seguintes Linhas: Orixalá (estes não incorporam, somente passam vibrações), Ogum, Oxossi, Xangô e Yemanjá;

Os Pretos-Velhos são da Linha de Yorimá;

E as Crianças da Linha de Yori.