quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Àbíkú PARTE II


Na matéria anterior, abordamos um pouco sobre o Àbíkú, esclarecendo que antes mesmo de nascer, eles realizam um pacto para regressar brevemente ao Òrun, após sua estadia no Aye.

Contudo, esses pactos podem ser quebrados por intermédio do Sacerdote, que por meio do jogo, averigua como proceder para fazer com que essas crianças permaneçam o maior tempo possível aqui no Aye.


Toda a nossa religião está fundamentada nos Itans de Ifá (Histórias do Deus do Oráculo). abaixo, transcrevemos um Itan que elucida a importância das oferendas para que os Àbíkú permaneçam no aiyé e não voltem ao Egbé Òrun Àbíkú.

"A dificuldade atinge repentinamente alguém;
Ifá é consultado para llere
Que é o filho de Obirin Abata (mulher pântano)
llere diz que vai ao mundo
Diz que se ele chegar ao mundo
Diz que toda a comida que lhe derem
Ele diz, ele não a comerá
Ele diz, (esta) dádiva ele a comerá no céu
Ele diz, todas as coisas que quiserem lhe dar
Diz que não as aceitará
Ele diz, (estes presentes) no céu ele os aceitará
Diz que não há coisas que o possam reter
Quando ele chegar no mundo
Esta criança é capaz de não morrer assim?
Ha! Dizem, eles (os pais) farão uma oferenda, ele não vai morrer
Eles dizem, a menos que eles não tenham um vaso novo
Eles dizem que eles tenham todas as coisas que a boca come
Que eles tenham um tecido vermelho
Eles dizem, que ele tenha uma tampa de panela, osun, sabão, esponja
Eles dizem quando eles tiverem oferecido tudo isso
Eles dizem que o colocarão rio abaixo
Eles dizem que lá estão seus companheiros que o vão chamar e matar
Eles dizem, é lá que eles vão ficar
Quando eles tiverem prontos, trarão as coisas para oferecer
Quando eles trouxerem estas oferendas
Seus companheiros o esperarão e não o verão chegar
Eles irão ao local pantanoso
No lugar onde se reúnem para se dizer adeus
Eles começarão a chamá-lo
Eles chamarão llere Ô! llere Ô!
Para que eles lhes responda
Ele diz, assim os babalawos disseram
A dificuldade encontra alguém de repente
A desgraça cai sobre alguém
Ifá é consultado para llere
Que é filho de Obirin Abata
Ele diz, quem chama Ilere
Ele tem braços fortes, pés fortes
Eles ouvem, eles dizem ah!
Seus companheiros não vêm ainda
Eles voltam Sua família fez oferendas
Ele não vai morrer
Se é um Àbíkú
Motivo pelo qual esses Àbíkú vão ao riacho
Ou olham o muro
Ou vão ao monte de estrume
Se os Àbíkú chegam
E dizem que têm dor de cabeça
Seus companheiros vêm pegá-lo
Mas, aqueles para quem foram feitas as oferendas
Não abandonarão mais as pessoas 
A história mostra que, diante das oferendas prescritas Ilere poderá permanecer no convívio com os seus pais, sem regressar ao Egbe Orun, para ficar com os demais Àbíkú.

Isso mostra-nos que, apesar do pacto realizado no Orùn, o Babalòrìsà/Ìyálòrìsà por meio da consulta ao oráculo, pode ajudar a criança Àbíkú a permanecer no aye, realizando oferendas específicas com esse objetivo.

Esperamos ter contribuído um pouco para o esclarecimento desse importante tema dentro do Candomblé.

Que Òsùmàrè Arákà esteja sempre olhando e abençoando todos!!!
Ilé Òsùmàrè Aràká Àse Ògòdó