domingo, 11 de novembro de 2012

Qual a razão de algumas pessoas serem calmas e outras serem agitadas?



Nós do Terreiro de Òsùmàrè, preocupados com a disseminação da cultura dos Òrìsàs, compartilhamos hoje, uma antiga história Nàgó, que justifica a razão de algumas pessoas serem calmas e outras agitadas.

Apesar de serem amigos, sempre existiu uma grande disputa entre Orunmilá e Èsù, para saber quem tinha mais poder. Èsù com seu dinamismo ficou sabendo de uma guerra em uma cidade, avisando Orunmilá, que ficou com raiva, pois mesmo sendo o Deus da Divinação, ainda não sabia do ocorrido.

Ambos foram à cidade, com o objetivo de ajudar as pessoas daquela terra. Èsù, no entanto, disse a Orunmilá que, quando do retorno, finalmente saberiam quem tinha mais poder, ele ou Orunmilá.

A caminho da cidade, eles pararam em um povoado muito pobre, pedindo para dormir em uma pequena casa. No meio da noite, Èsù foi ao local onde ficavam as galinhas, matou um galo e o comeu. Ao retornar para o quarto, acordou Orunmilá e disse que já deveriam ir. Orunmilá concordou com Èsù e foram juntos.

Ao amanhecer, os moradores da casa onde os dois haviam dormido, se deram conta da morte do galo e resolveram ir à caça dos dois, pelo ocorrido.

Após algum tempo caminhando, Èsù viu as pessoas da cidade e disse a Orunmilá: Agora veremos quem tem mais poder. 

Orunmilá sempre calmo respondeu: Eu tenho mais poder, ninguém vai me pegar, eu já sei que você comeu o galo daquelas pessoas.

Èsù, rapidamente subiu em uma árvore, Orunmilá fez o mesmo.

Os moradores, revoltados, começaram a cortar a árvore, para pegar os dois. Èsù, rindo muito disse: Agora eu quero ver quem tem mais poder Orunmilá, eles vão te pegar.

Os moradores conseguiram derrubar a árvore, mas Orunmilá imediatamente se transformou em um rio e Èsù em uma grande pedra.

Os homens que cortaram a árvore procuraram, procuraram, mas não encontraram ninguém.

Alguns homens com muita cede, beberam da água do rio que Orunmilá se transformou. Como Orunmilá é uma Divindade muito calma e serena, aqueles homens adquiriram a característica da calma e serenidade. 

Por outro lado, outros homens se sentaram na pedra que Èsù havia se transformado. Esses homens adquiriram as características dessa Divindade, agitadas, brincalhonas e desafiadoras.

Por essa razão que, até hoje, existem pessoas calmas (as que tomaram da água do rio que Orunmilá se transformou) e as pessoas agitadas (as que se sentaram na pedra em que Èsù se transformou).

Que Òsùmàrè Aràká continue olhando e abençoando todos!
Terreiro de Òsùmàrè

NOVAS CRIAÇÕES DE LEMBRANCINHAS

Com muita alegria venho expor as novas criações de lembrancinhas dos orixás e de entidades.

Confiram!








AGUARDEM QUE VEM MAIS NOVIDADES POR AI!!! 

ATENCIOSAMENTE FERNANDO T'OSUM