terça-feira, 7 de agosto de 2012

O PRECONCEITO VELADO – O IMPORTANTE É QUE O ORO JÁ ACONTECEU, A FESTA É SÓ FOLCLORE.


A partir de hoje, o Terreiro de Òsùmàrè inicia uma serie semanal de postagem, abordando alguns temas que revelam o preconceito e, muitas vezes, o desconhecimento acerca dos dogmas da nossa religião, partindo dos próprios adeptos. Dessa forma, esperamos contribuir para um melhor esclarecimento e construção de uma
identidade forte, salvaguardado-nos das falas de adeptos desconhecedores do nosso credo religioso.

Quantas vezes não ouvimos a frase acima, dita de forma muito comum por muitos adeptos do Candomblé, não é verdade? No entanto, por trás dela, há dois importantíssimos erros. O primeiro é imaginar que qualquer fragmento dessa linda Religião que é o Candomblé seja folclore. O segundo, e talvez o mais lamentável, é crer que os Òrìsàs são peças de um teatro.

É fundamental frisar que o Orò realizado em honra aos Deuses Africanos, de fato é uma etapa de grandes realizações, sendo que estamos renovando os poderes de transformação (Asè). Contudo, não podemos, em momento algum, acreditar que a cerimônia pública é um ritual de menor importância, muito pelo contrário. As Festividades (Ajòdún) são momentos de grande confraternização, comunhão e, principalmente vitalizam o Asè. São nas cerimônias públicas que o Candomblé mostra o seu grande diferencial em relação às outras religiões, onde os nossos Deuses manifestados em seus filhos, presencialmente abençoam e festejam em regozijo. 

São nas cerimônias públicas que ocorrem momentos célebres na vida de muitas pessoas, como a consagração pública de um Sacerdote. São nas cerimônias públicas que os Òrìsàs indicam um Ògán ou uma Ekeji, que a partir daquele momento, muitas vezes, dará o seu primeiro passo na Religião dos Deuses Africanos.

Dessa forma, não podemos em hipótese alguma, acreditar que num momento tão sublime, em que podemos desfrutar da presença dos Deuses em que acreditamos, considerá-lo como um folclore. Todas as etapas do Candomblé, por mais simples que possam parecer aos olhos de muitos, tem um significado fundamentado, que devem ser sempre consideradas como a nossa Religião e, jamais como folclore.

Que Òsùmàrè Arákà esteja sempre olhando e abençoado todos!!!
Ilé Òsùmàrè Aràká Àse Ògòdó

Nenhum comentário:

Postar um comentário